quinta-feira, 28 de julho de 2011

Memórias de uma Gueixa


“Quaisquer que sejam as nossas lutas e triunfos, qualquer que seja o modo como os experimentamos, em breve todos fundem-se numa coisa só, como a tinta aguada de uma aquarela num papel.” (Memórias de uma Gueixa)

Memórias de uma Gueixa é um dos livros que normalmente fazem parte das promoções malucas do Submarino (há dias em que ele custa R$9,90).
Arthur Golden (autor que se especializou em Arte Japonesa em Harvard e fez mestrado em História japonesa na Universidade de Columbia//talvez um dia eu siga os passos dele \o/ )  cria uma obra em primeira pessoa, dando vida à Sayuri, uma velha geisha de incomuns olhos azul-acinzentados que nos conta sua tragetória desde filha de pescador em Yoruido ainda como Sakamoto Chiyo a como se tornou uma das geishas mais desejadas de Kyoto.
Sayuri foi vendida ao Okiya Nitta com oito anos e após vários fatos que a privaram de estudar para ser uma geisha e a tornaram criada,  encontra-se com o presidente da Companhia Iwamura e se apaixona. Esse sentimento faz com que ela fique determinada a ser uma geisha, fato que se concretiza ao receber a ajuda de Mameha.
Um dos pontos fortes desse livro é a descrição do cotidiano das geishas: escola, maquiagem, vestuário, a importância de um danna (espécie de patrocinador, um homem rico, às vezes casado, que banca suas despesas), a mizuage (são dados lances para "comprar" a virgindade da geisha), etc.
Essa obra prima que pode ser vista como uma aula sobre a cultura japonesa e sobre a Segunda Guerra Mundial é um livro de cabeceira a todos os que querem se aprofundar sobre um dos ícones do Japão que ainda resiste atualmente: As Geishas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário